quinta-feira, 11 de outubro de 2007

OUTRA ÁRVORE, UMA PEDRA

Alan Robert

Não sou uma árvore.
Exalo gás carbônico.
Não tenho raízes fincadas na terra.
Não alimento ninguém com frutos.
Não durarei a idade dos séculos.
Em minhas veias corre sangue, não seiva.
Não sou capaz de proteger ninguém da chuva.
Não sou capaz de proteger ninguém do sol.
Talvez fosse melhor ser uma árvore.

Não sou uma pedra.
Não sou tão duro.
Não sou um elemento componente da Terra.
Não forneço elementos minerais.
Não durarei a idade das eras.
Em meu corpo há carne e músculos, não seixos sedimentados.
Não sou capaz de proteger ninguém do frio.
Não sou capaz de ferir ninguém como arma.
Talvez fosse melhor ser uma pedra.

Mas a árvore e a pedra não são.
A árvore e a pedra apenas existem.
E só existem porque eu as faço existir.
Só existem porque eu as entendo como tais.
Porque entendo a árvore como árvore
e a pedra como pedra.

Então talvez seja melhor continuar sendo.

17-18/09/2007

enviar recado cancelar

Nenhum comentário: